Moçâmedes - Técnicos da Saúde das províncias do Namibe e da Huíla definiram, após uma acção formativa de três dias, em Moçâmedes, um novo protocolo de Aconselhamento e Testagem para o HIV/SIDA, adicionando um teste no diagnóstico, para prevenir novos casos e mortes.
A formação teve como base o Aconselhamento e Testagem para HIV segundo o novo protocolo com o uso de um teste rápido, o BioLine, conforme as novas normas da OMS, para os países com baixa prevalência.
Com este protocolo abre-se uma nova era e oportunidade de realizar o teste com a adição de mais um teste (o BioLine) aos dois anteriores (o determine e unigold).
O director do Gabinete Provincial da Saúde no Namibe, Coríntios Miguel, em declarações à ANGOP no acto de encerramento da formação, hoje, sexta-feira, exortou aos técnicos maior capacidade de replicação do conhecimento adquirido, de modo a padronizar-se rapidamente o novo protocolo nas unidades sanitárias.
Reforçou a necessidade de maior deontologia profissional na abordagem de pacientes.
Informou ainda que no primeiro trimestre do ano em curso a província registou 333 casos positivos da endemia, com 10 óbitos, contra 424 casos e nove óbitos do igual período de 2022.
Participaram da formação técnicos dos municípios da Bibala, Moçâmedes, Tômbwa, assim como os 14 da província da Huíla, assim como supervisores províncias dos diversos programas de saúde pública. FA/MS