Cacuaco - Pelo menos mil cidadãos beneficiaram, nesta sexta-feira, de cuidados médicos e medicamentoso gratuitos, na sequência da Feira Municipal da Saúde em Cacuaco, província de Luanda.
A feira decorre no bairro Belo Monte, distrito Urbano dos Mulenvos de Baixo (Cacuaco), no âmbito do Projecto “Saúde à Porta”, numa iniciativa do Governo Provincial de Luanda.
A mesma tem como objectivo levar os serviços de saúde mais próximo das comunidades e termina no sábado.
Em declarações à imprensa, a directora municipal da Saúde em Cacuaco, Carla Fortes, disse que para esses dias se prevê atender mais de mil e seiscentos cidadãos em consultas de medicina, pediatria, vacinação, nutrição, laboratório, ginecologia, planeamento familiar, ortopédia e oftamologia.
A profissional informou que está montado um banco de urgência, onde serão atendidos casos de maior complexidade, assim como curativos.
Para a realização da actividade, frisou que foram mobilizados mais de duzentos técnicos de saúde em diversas especialidades.
Carla Fortes explicou também que os doentes, após as consultas, recebem os medicamentos de forma gratuita.
Segundo a titular da pasta da Saúde do município, a síndrome respiratória, má-nutrição, malária e estomatologia são os casos mais registados.
Na ocasião, foram distribuídos mosquiteiros à vários encarregados de educação, cujas crianças foram diagnosticadas com malária. COF/SEC/OHA