Saurimo – A necessidade de, nos próximos concursos públicos no Ministério da Saúde, introduzir-se co psicólogo clínicos é fundamental para permitir assistência aos pacientes, com vista a melhoria e bem-estar psicológico dos doentes e seus familiares, foi defendida hoje, segunda-feira, pelo o docente universitário José Vieira.
Em declarações à ANGOP, a propósito da ausência de psicólogos em várias instituições públicas e privadas, o académico disse que ser um ente que muito faz falta para ajudar na manutenção da saúde de qualquer pessoa, bem como contribuir na mudança do seu comportamento.
O psicólogo afirmou que deve ser prioridade do Executivo não esquecer esta figura nos concursos públicos, porque têm se registado que alguns pacientes são tratados apenas no fórum patológico
José Vieira disse que o objectivo da psicologia na saúde é compreender e analisar as pessoas, a fim de solucionar problemas relacionados aos desvios comportamentais, antes, depois do diagnóstico, prevenção, tratamento de doenças mentais e distúrbios emocionais dos pacientes.
José Vieira explicou que estudos realizados em 2008 pelo seu consultório, indica que na Lunda Sul, nenhuma unidade sanitária tem um psicólogo para prestar assistência aos pacientes, o que considera grave.
Por outro lado, informou que o papel do psicólogo não é só para tratar pessoas dementes, mas sim, intervir em várias situações, com destaque ao mau relacionamento inter-pessoal, ansiedades, depressão, fobias, entre outras questões.