Sumbe - As autoridades da Saúde no município do Sumbe, província do Cuanza Sul, manifestam-se preocupadas com o baixo número de cidadãos, que acorre ao posto de vacinação da segunda dose contra a Covid-19.
De acordo com a directora municipal da Saúde no Sumbe, Maria Lucinga, prevê-se encerrar a primeira fase da segunda dose de vacinação no dia 09 do corrente mês e, até ao momento, ainda não se atingiu sequer metade dos que beneficiaram da primeira dose.
Durante a administração da primeira dose, que decorreu entre os meses de Abril e Maio últimos, foram vacinados 10 mil 245 cidadãos e, desde o início da aplicação da segunda dose, iniciada a 20 de Maio, apenas quatro mil 423 pessoas beneficiaram da vacina.
Neste momento, estão a ser vacinados apenas cidadãos que já apanharam a primeira dose da vacina AstraZeneca.
Fez saber que nos primeiros dias vacinavam 410 a 420 cidadãos, mas actualmente estão com uma cifra diária de apenas 200.
Por causa da pouca aderência dos cidadãos, suspendeu-se a vacinação aos sábados e domingos. “Caso a afluência se justifique poderemos voltar a funcionar nesses dias”, tranquilizou.
Informou que os cidadãos que apanharam a primeira dose e se encontram fora da província podem tomar a segunda onde estiverem, desde que seja da mesma marca.
Os cidadãos acamados e com dificuldades de locomoção, os profissionais da saúde estão a vaciná-los no domicilio. “Já estivemos na comuna da Gangula, onde atendemos idosos, e em agenda está a comuna do Kikombo, bairro das Salinas, entre outros, com o mesmo propósito”, adiantou.
A responsável vaticina a proibição, nos próximos dias, nos locais de serviço, dos funcionários que não apresentem cartão de vacina contra a Covid-19, como forma de os persuadir a imunizarem-se.
“Quem não fizer agora, nós não vamos nos responsabilizar com toda a penalização que advir, após o encerramento da campanha”, advertiu.
Esta quinta-feira, o secretário de Estado para Saúde Pública, Franco Mufinda, anunciou o registo de 180 novos casos, dos quais cinco na província do Cuanza Sul.