Lubango – O Centro de Hemodiálise do Lubango, na província da Huíla foi hoje, quarta-feira, reforçado com duas viaturas, modelo Land Cruiser, para facilitar a transportação de pacientes com insuficiência renal a partir de zonas de difícil acesso, para a realização das sessões de diálise.
A par das viaturas, foram ainda entregues ambulâncias para reforçar unidades sanitárias dos municípios do Lubango, concretamente no Hospital Sanatório, Jamba, Caconda, Quipungo, Chibia, Matala e Humpata.
Em declarações à imprensa, o governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi, realçou que o Ministério da Saúde desempenhou um “papel crucial” ao mandar mais ambulâncias para a província, pois vem ajudar a mobilidade de doentes, com dignidade.
Sublinhou que o Centro de Hemodiálise é uma das áreas que os preocupa muito, em função do número elevado de pacientes atendidos e o reduzido número de meios e estas viaturas todo terreno, postas à disposição dos doentes vai imprimir maior dinamismo, na transportação destes.
Por sua vez, a directora do Hospital Central do Lubango, Lina Antunes, referiu que o reforço de mais duas viaturas representa uma mais-valia, pois antes os doentes eram transportados por um autocarro e não chegava nas zonas periféricas, devido ao mau estado dos acessos.
Referiu que os trabalhos são realizados por turnos e o último termina às 23 horas e há necessidade de colocarem em casa e em zonas seguras os doentes que vêm fazer a diálise no período da noite.
Destacou que o centro está a funcionar sem interrupções desde Julho de 2019, cujas diálises são realizadas três vezes por semana, durante quatro horas em cada turno e neste momento são 281 doentes crónicos para um centro com 34 cadeiras, das quais duas na sala dos cuidados intensivos. BP/MS