Cuito - A província do Bié, centro de Angola, conta, a partir de hoje, com um núcleo da Associação dos Fisioterapeutas de Angola (ANFA).
Nesta sexta-feira tomou posse a presidente local da ANFA, fisioterapeuta Lídia Coelho.
No acto, Lídia Coelho comprometeu-se em colaborar com as autoridades sanitárias locais no sentido de melhorarem cada vez mais as condições de trabalho, para o bom desempenho da classe.
Existem no Bié três centros de reabilitação física, com 23 técnicos de fisioterapia, que juntos assistem perto de 120 pacientes diariamente.
A ANFA já tem núcleos nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Lunda Norte e Lund Sul.
A presidente da ANFA, Victória dos Santos Fortunato, disse pretenderem se extender, até final deste ano, em todas as províncias do país, sendo o próximo passo a criação do núcleo no Cuanza-Sul, em Julho.
Frisou que a medida representa o fortalecimento da rede nacional desta classe, que conta actualmente com dois mil 780 associados, dos mais de sete mil existentes.
Quanto aos centros de reabilitação física, a responsável realçou a existência apenas dessas unidades nas províncias do Bié, Huambo, Benguela, Moxico, Huíla, Cunene e Luanda.
Como desafios, Victória dos Santos Fortunato disse ambicionarem, a curto prazo, transformar a associação numa Ordem dos Fisioterapeutas de Angola.
Com nove municípios, a província do Bié tem uma população estimada em cerca de dois milhões de habitantes. LB/PLB