Luanda - A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:
Diplomacia
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, cumpriu, sexta-feira, em Beijing, China, uma intensa agenda política e diplomática, onde representou o Presidente da República, João Lourenço, no Fórum de Cooperação China-África.
Para o efeito, o titular da pasta da diplomacia angolana realizou encontros separados com distintos Chefes de Estado e de Governos, no âmbito do reforço da cooperação bilateral e do multilateralismo.
Fórum Urbano
O embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente junto da UA e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), Miguel Bembe, participou, em Adis Abeba, no Fórum Urbano de África, que serviu como plataforma para discussões de alto nível sobre o rápido crescimento urbano e os desafios habitacionais do continente.
O fórum, organizado pelo Governo etíope e pela União Africana (UA), adoptou a Declaração de Adis Abeba, segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso este sábado.
Livro
O diplomata João Miranda lançou, esta sexta-feira, em Luanda, mais uma obra intitulada “Percurso de Um Combatentes: Feitos e Testemunhos Principais”.
O acto de apresentação e sessão de autógrafo da obra decorreu no Memorial Dr. António Agostinho Neto, e congregou, dentre outras personalidades, membros do Governo, do corpo diplomático, oficiais generais das Forças Armadas Angolanas, veteranos da pátria, homens de cultura e jornalistas.
Apelo
O secretário do Bureau Político para a Informação e Propaganda do MPLA, Esteves Hilário, apelou, aos militantes a manterem-se vigilantes contra o vandalismo dos bens públicos, que prejudica o trabalho realizado pelo Executivo.
Falando num acto político de massas, que encerrou uma marcha em apoio ao Presidente do MPLA, João Lourenço, disse que os militantes devem denunciar aqueles que danificam os bens colocados à disposição da população como transportes, infra-estruturas eléctricas, escolas e hospitais, entre outros.
Funerais
As ossadas de 30 vítimas de conflitos políticos ocorridos a 4 de Setembro de 1977, na localidade de Indungo, município do Cuvango, província da Huíla, identificadas recentemente, tiveram hoje, sábado, um enterro condigno, na municipalidade.
Trata-se de ossadas antes enterradas em vala-comum no município da Jamba, que depois de 47 anos, os familiares tiveram a possibilidade de realizar os óbitos condignos, fruto de um trabalho de identificação das vítimas levado a cabo pela Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas de Conflitos Políticos (CIVCOP), no quadro do processo de Reconciliação Nacional.
Empregabilidade
Quinhentos mil jovens das 18 províncias do país, vão beneficiar do projecto de promoção da empregabilidade, no âmbito da formação e capacitação nas áreas da agricultura, energia, construção civil, comércio e serviço.
O anúncio foi feito, na sexta-feira, em Luanda, pelo director do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Bangue, após o encontro de auscultação com os jovens, tendo sublinhado que o financiamento do projecto, que está na ordem dos 250 mil dólares norte-americanos, será disponibilizado pelo Banco Mundial.
Selecção Nacional
O avançado Laurindo Aurélio “Depú” foi hoje, dispensado da selecção nacional de futebol por má conduta disciplinar, informou a Federação Angolana de Futebol (FAF), sem mais detalhes.
O jogador já não integra o grupo que hoje, inicia a preparação para o jogo diante do Sudão, referente a segunda jornada do grupo F, de apuramento ao Campeonato Africano das Nações.
Jogos Paralímpicos
A participação de Angola nos 17º Jogos Paralímpicos, que terminam domingo em Paris (França), é positiva, traduzida em dois recordes nacionais, afirmou este sábado à ANGOP, em Paris, o seleccionador nacional, José Manuel.
O duplo feito coube à velocista Juliana Moko, deficiente visual total, classe T11, que “bateu” recordes nos 100 e 200 metros que pertenciam, também, a uma única atleta, Esperança Gicaso, já retirada das pistas.
Entrevista
O antigo ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição José, afirmou que o desenvolvimento do desporto em todos os países fica sempre dependente dos momentos económicos e financeiros.
Numa recente entrevista exclusiva à ANGOP, em Luanda, o antigo dirigente desportivo lembrou que para Angola o cenário não é diferente, estando a fazer-se o desporto possível, de acordo com o momento económico que se regista hoje, na sequência e uma recessão profunda, iniciada em 2014. ADR