Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, recebeu hoje, quarta-feira, em audiência, o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Itália, Luigi Di Maio.
À saída da audiência não foram prestadas informações à imprensa sobre o teor da conversa mantida entre o Estadista angolano e chefe da diplomacia italiana.
Luigi Di Maio efectua uma visita oficial de algumas horas a Angola, durante a qual vai testemunhar a assinatura da “Declaração de Intenções para a Cooperação no Domínio Energético”, entre os dois países.
PR fala ao telefone com PM italiano
O Presidente da República, João Lourenço, manteve, ao princípio da tarde desta quarta-feira, uma conversa telefónica com o Primeiro-Ministro (PM) italiano, Mario Draghi, tendo abordado a cooperação bilateral.
A informação foi publicada na página da Presidência na rede social Facebook, dando conta que o Chefe do governo da Itália tinha uma visita agendada para Angola nesta semana mas cancelada, à última hora, por razões de saúde.
Para compensar a impossibilidade de o Primeiro-Ministro se deslocar a Luanda, Roma enviou o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Itália, Luigi Di Maio, que já foi recebido hoje pelo estadista angolano, no Palácio Presidencial.
O governo italiano considera Angola “um país prioritário para a sua estratégia de cooperação” na África Subsaariana, desde 1989, sendo o seu terceiro parceiro depois da África do Sul e da Nigéria.
Em Julho de 1997, ambos os países assinaram um novo Acordo de Cooperação Bilateral, mais articulado e estruturado.
Os dois países realizaram seis (6) sessões da Comissão Bilateral que serviram para a discussão e aprovação dos Programas Trienais que envolvem acções e projectos de cooperação nos mais variados domínios.