Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, deslocou-se este domingo à cidade de Kigali (Rwanda), onde testemunha ainda hoje, a tomada de posse do Presidente Paul Kagame, reeleito em Julho do corrente ano para um mandato de cinco anos.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, João Lourenço recebeu cumprimentos de despedida da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, e de outras individualidades.
Paul Kagame tornou-se Presidente do Rwanda em 2000, eleito pelo Parlamento, após a demissão do então Chefe de Estado, Pasteur Bizimungu, a que se seguiram outras quatro eleições por sufrágio universal.
O actual líder é uma das figuras dominante do Rwanda desde que derrubou, em Julho de 1994, com as forças da Frente Patriótica Rwandesaa (FPR), o governo hutu.
Nas legislativas, que ocorreram simultaneamente, confirmou-se igualmente a hegemonia do partido presidencial (FPR), que arrecadou 68,83% dos votos.
Esta nação da Africa Oriental está independente desde 1 de Julho de 1962 e conta com uma área de 26.340 quilómetros quadrados, onde vivem cerca de 13,6 milhões, que assentam a sua economia fundamentalmente no turismo, mineração e agricultura.
O Rwanda possui um território montanhoso e sem saída para o mar, fazendo fronteiras com Burundi (Sul), República Democrática do Congo (Oeste), Uganda (Norte) e Tanzânia (Leste).
Como resultados dos esforços de mediação do Presidente angolano, na qualidade de campeão da Paz da União Africana (UA), este país assinou, a 30 de Junho do corrente ano, um acordo de cessar-fogo com a República Democrática do Congo (RDC), que incide sobre a região oriental congolesa.ART