Menongue - Nove novos magistrados do Ministério Público reforçaram hoje, segunda-feira, o sistema judicial na província do Cuando Cubango.
O sub-procurador Geral da República Titular no Cuando Cubango, Milton Muaca, aconselhou os magistrados a primarem pela defesa dos direitos e garantias fundamentais da população, bem como na implementação e observância dos princípios da legalidade e da proximidade dos órgãos da PGR nas comunidades.
Para que tal desiderato se torne uma realidade, Nilton Muaca considerou fundamental que cada um seja implacável, íntegro e verdadeiro defensor dos interesses do Estado no exercício da missão.
Na sua intervenção, a vice -governadora para o sector político, social e económico no Cuando Cubango, Helena Chimena, reconheceu o empenho da PGR na garantia de soluções dos problemas que afligem os cidadãos, aos mais vários níveis.
Segundo a vice-governadora, esta missão suscita uma enorme expectativa da sociedade na resolução dos problemas sociais, sendo um ofício que exige adopção de uma postura imparcial, no espírito de prosseguir o interesse público, encarnar a sensibilidade e a sede de justiça do cidadão.
Reiterou que o governo do Cuando Cubango sempre estará disposto e disponível para poder auxiliar aquilo que for necessário, uma vez que apenas o município de Menongue tem o privilégio de ter um Tribunal de Comarca.
Actualmente a Procuradoria-Geral da República no Cuando Cubango conta com 14 magistrados judiciais. LMZ/ALK/FF/PLB