Luanda - O Executivo angolano prevê retomar, este ano, as obras de construção do Novo Aeroporto de Luanda (NAIL), cuja empreitada deverá ser concluída em 2023.
A informação foi divulgada este sábado, pela empreiteira da obra, Aviation Industry Corporation of China, através de um vídeo institucional, apresentado hoje ao Presidente da República, João Lourenço.
O Chefe de Estado angolano está a realizar uma visita as obras do Novo Aeroporto Internacional, para constatar o nível de execução da infra-estrutura, no quadro da sua jornada de campo.
Em Março de 2019, o Governo angolano anunciou que as obras do NAIL deviam ser submetidas a correcções de engenharia e funcionalidade, para adequar a infra-estrutura aos padrões de modernidade, inovação e conforto dos passageiros.
Na altura, a medida resultou de informações de um Memorando sobre o estado de execução da obra, aprovado em Conselho de Ministros.
Projectada para receber 15 milhões de passageiros por ano, numa primeira fase, a infra-estrutura está em construção na comuna de Bom Jesus, no município de Icolo e Bengo, a cerca de 40 quilómetros a sudeste do centro da cidade de Luanda.
A infra-estrutura, cujas obras começaram em 2007, tem, igualmente, a capacidade de receber um volume de mercadorias de 50 mil toneladas/ano.
O novo aeroporto, dividido em várias estruturas, inclui zonas de voos domésticos e internacionais, terminais, aérea de controlo de tráfego e instalações de apoio, entre outras.
Com uma área de 1.324 hectares (um hectares equivale a um campo de futebol), o NAIL tem duas pistas, sendo uma a norte, com quatro mil metros, e outra a sul, com três e 800 mil metros.