Uíge - A candidata ao cargo de presidente nacional da Liga da Mulher Angolana (LIMA), Antonieta Kulanda, prometeu este sábado, na cidade do Uíge, apostar na resolução dos problemas que afectam a mulher, assim como levá-la a participar na construção de uma sociedade justa e igual para todos.
Para isso, a candidata à liderança da organização feminina da UNITA disse que vai apostar na melhoria dos padrões de mobilização, para elevar a percepção das mulheres angolanas sobre as linhas mestras da UNITA, assim como na promoção de ações participativas que contribuam para o alcance desses objectivos.
Segundo a candidata, que escolheu a província do Uíge para o lançamento oficial da da sua campanha para a presidência nacional da LIMA, a aposta passa, igualmente, pelo empoderamento da mulher, através de treinamento, educação e capacitação, para que compitam ao mesmo pé de igualdade com os homens.
Na apresentação da moção de estratégia Sob o lema "Congregar e motivar para vencer, a candidata explicou que as acções da organização serão para todos os grupos sociais, onde a mulher se encontra enquadrada com a intenção de mobilizar, cada vez mais, outras mulheres, visando a alternância do poder e a melhoria das condições sociais da população.
Antonieta Kulanda disse que, em caso de vitória, vai promover maior aproximação da liderança da LIMA às mulheres de todas franjas sociais, promover acções congregadoras, para a criação de vias legais e encontrar soluções para a resolução dos principais problemas enfrentados pelas mulheres.
A promoção de trocas de experiências geracionais, para garantir a continuidade de todas as acções da organização feminina da UNITA, dinamizar e efectivar o processo de erradicação da pobreza, através do empoderamento da mulher, entre outras linhas de força constam das estratégias para a liderança da UNITA.
O V Congresso ordinário para a eleição da nova presidente da LIMA, acto que conta com três candidatas, vai decorrer nos próximos dias 4 e 5 de Outubro, em Luanda, sob o lema "Proximidade, empoderamento e liderança transformadora".
A campanha para a eleição da nova presidente da organização feminida da UNITA teve início no dia 02 de Setembro deste ano.
Sobre a candidata
Antonieta Cesaltina Kulunda, de 49 anos de idade, é natural do Lubango, província da Huíla, e membro suplente da comissão política da UNITA e do Comité Nacional da LIMA, secretária para a Comunicação e Marketing e porta-voz da LIMA. EPP/JAR