Luanda - Comícios, acções de “caça” ao voto em mercados informais, mobilização porta-a-porta e capacitação de membros das assembleias de voto, preencheram, esta sexta-feira, mais um dia de campanha eleitoral das oito formações políticas concorrentes às eleições de 24 deste mês.
PHA
O Partido Humanista de Angola (PHA), que ocupa a primeira posição no boletim de voto, aproveitou mais um dia da campanha eleitoral, que decorre desde o dia 24 de Julho último, para “caçar" votos durante um acto de massas no mercado da Xawande, na província de Malanje.
A presidente do partido, Florbela Malaquias, reiterou esta sexta-feira, naquela localidade, o reforço do sistema nacional de saúde pública, por via da expansão da rede sanitária no país, caso venha a formar governo.
P-NJANGO
O P-NJANGO reservou esta sexta-feira para dar continuidade a formação de delegados de lista na província da Huíla, bem como realizou actividade de "caça" ao voto nos bairros do município do Uíge.
UNITA
O director da campanha eleitoral da UNITA em Cabinda, João Manuel, pediu a Comissão Provincial Eleitoral (CPE), para ter uma actuação "imparcial e transparente", para que os seus assistentes indicados tenham um bom desempenho.
Por sua vez, o cabeça-de-lista da UNITA, Adalberto Costa Júnior, trabalhou esta sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul) e manteve um encontro com as autoridades tradicionais desta região, para apresentar o seu programa de governação, caso vença o pleito.
FNLA
Pelo menos mil e 630 delegados de lista da FNLA, na província do Bié, estão a ser formados nesta sexta-feira, no quadro das eleições gerais de 24 do corrente mês.
Em Malanje, a Frente Nacional de Libertação de Angola realizou uma passeata de apoio ao seu cabeça-de-lista, Nimi a Simbi, e uma campanha de “caça” ao voto nos bairros Voanvola e Vila Matilde, para apresentar as linhas de força do seu manifesto eleitoral e programa de governação.
CASA-CE
O secretário executivo da CASA-CE na província do Cunene, Xavier Hinasindiyele, incentivou a afluência dos eleitores às assembleias de voto.
Ao falar num acto político de massas na localidade de Oshiala, município do Cuanhama, apelou os cidadãos a evitar o absentismo no dia da votação.O presidente da coligação, Manuel Fernandes orientou um comício na cidade do Huambo.
APN
O partido Aliança Patriotica Nacional dedicou o 19º dia da campanha eleitoral para realizar uma passeata pelas ruas da cidade de Caxito, província do Bengo, assim como um acto de massas no municipio de Cacongo e campanhas de “caça" ao voto pelo país.
PRS
No Uíge, o secretário provincial do Partido de Renovação Social (PRS), António Victor, exortou os eleitores a pautar a conduta pela disciplina e a abster-se de actos de vandalismo, durante todo o processo das eleições de 24 do corrente mês.
Em declarações à ANGOP, pediu aos militantes das forças políticas concorrentes a abster-se de qualquer acto que manche a realização do pleito, e recordou que as eleições são uma competição onde vence quem apresentar o melhor programa.
MPLA
O cabeça-de-lista do MPLA, João Lourenço, deslocou-se na tarde desta sexta-feira à província da Huíla, onde preside a um acto político de massas, sábado, na cidade do Lubango.
O membro do bureau político, João Diogo Gaspar, disse que o MPLA, último no boletim de voto, possui “uma enorme experiência de governação”, fundamental para continuar a trabalhar com vista à elevação do bem-estar dos angolanos.
CNE
No Lubango, magistrados do Ministério Público (PM) e autoridades tradicionais da província da Huíla começaram esta sexta-feira um ciclo de formação de formadores sobre educação cívica eleitoral, numa iniciativa da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).
A Comissão Provincial Eleitoral (CPE) do Moxico já distribuiu o material das eleições em todas as áreas, incluindo as zonas de difícil acesso, para apetrechar as assembleias de voto. Segundo a porta-voz da CPE, Mulau Keshipoco, três mil 752 pessoas vão integrar as 599 Assembleias e 938 mesas de voto, em toda a província.
Em Malanje, doze mil e 518 delegados de lista das oito formações políticas concorrentes às eleições gerais de 24 deste mês começaram a ser credenciados esta sexta-feira, pela Comissão Provincial Eleitoral (CPE).