Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Primeiro-ministro britânico felicita Trump pela "vitória histórica"

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 06 Novembro de 2024 | 10h55
Primeiro-ministro britânico, Keir Starmer
Primeiro-ministro britânico, Keir Starmer
DR

Londres - O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, felicitou hoje Donald Trump pela "vitória histórica" das eleições presidenciais dos Estados Unidos, manifestando o desejo de manter a "relação especial" com o aliado nos próximos anos.

"Parabéns, presidente eleito Trump, pela sua histórica vitória eleitoral. Aguardo com expectativa a oportunidade de trabalhar consigo nos próximos anos", lê-se num comunicado emitido esta manhã, segundo a Lusa. 

Como os mais próximos aliados, mantemo-nos lado a lado na defesa dos nossos valores comuns de liberdade, democracia e iniciativa. Do crescimento e segurança à inovação e tecnologia, “sei que a relação especial entre o Reino Unido e os EUA vai continuar a prosperar em ambos os lados do Atlântico nos próximos anos", afirmou. 

Trump proclamou a sua vitória sobre a democrata Kamala Harris nas eleições presidenciais num discurso a partir da Flórida, na madrugada de hoje, enquanto aguarda pela confirmação e oficialização, quando as projecções dos media norte-americanos o colocam a apenas três votos eleitorais de alcançar os 270 necessários para regressar à Casa Branca.

Os dois líderes jantaram juntos em Setembro, durante uma visita do chefe de Governo a Nova Iorque, mas em Outubro o Partido Trabalhista, no poder, foi acusado de interferir ilegalmente nas eleições presidenciais dos EUA por enviar activistas para ajudar na campanha de Kamala Harris. 

Um comunicado publicado na página de Internet de Trump anunciava que tinha sido apresentada uma queixa oficial à Comissão Eleitoral Federal contra o Partido Trabalhista e a campanha de Harris-Walz por "contribuições ilegais para campanhas estrangeiras e interferência nas nossas eleições".

Starmer desdramatizou e afirmou que a confusão não prejudicaria o relacionamento que tentou construir com Trump.

"Passei algum tempo em Nova Iorque com o Presidente Trump, jantei com ele, e o meu objectivo ao fazê-lo era garantir que entre nós os dois estabelecêssemos uma boa relação, o que aconteceu, e fiquei muito grato a ele por ter disponibilizado o seu tempo", disse na altura aos jornalistas.

Entretanto, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, felicitou hoje o candidato presidencial republicano dos EUA, Donald Trump, pela sua "impressionante vitória" eleitoral e expressou a esperança de trabalhar com ele para a paz.

"Aprecio o compromisso de Trump com o princípio da 'paz através da força' nos assuntos internacionais. (...) Espero que possamos pôr isto em acção em conjunto", disse o líder ucraniano numa mensagem divulgada na rede social X.

Donald Trump, 78 anos, já reivindicou a vitória nas eleições de terça-feira, embora os resultados finais ainda não tenham sido confirmados. 

Segundo projecções dos 'media' norte-americanos, Trump está a três votos eleitorais dos 270 necessários para regressar à Casa Branca (presidência).

Zelensky recordou "a longa conversa" que teve com Trump em Nova Iorque, em Setembro, quando os dois falaram pessoalmente pela primeira vez desde o início da invasão russa da Ucrânia, em Fevereiro de 2022, sobre as relações bilaterais, o chamado Plano de Vitória de Zelensky e os caminhos possíveis para a paz.

O líder ucraniano disse ainda esperar que os resultados eleitorais tragam "uma era de uma América forte sob a determinação da liderança de Trump".

"Contamos com o apoio contínuo de ambos os partidos (Republicano e Democrata) à Ucrânia", acrescentou Zelensky.

O presidente ucraniano disse ainda que o seu Governo procurará "desenvolver uma cooperação política e económica que beneficie tanto os EUA como a Ucrânia".

"Como uma das grandes potências militares da Europa, a Ucrânia está empenhada em garantir a paz e a segurança duradouras na Europa e na comunidade transatlântica com o apoio dos aliados", escreveu Zelensky.

O presidente ucraniano terminou a sua mensagem expressando o desejo de felicitar Trump "pessoalmente". GAR





Fotos em destaque

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h48

AJEA forma 722  guias turísticos em cinco províncias

AJEA forma 722 guias turísticos em cinco províncias

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h39

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h21

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h15

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h09

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h04

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h54

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h46


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+