Egipto pede mediação para trégua na Cisjordânia
(Fonte: Notícias ao Minuto)
Cairo - O Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, afirmou hoje que vai continuar os seus esforços de mediação para uma trégua na Faixa de Gaza, alertando ainda sobre as crescentes incursões militares do exército israelita na Cisjordânia.
"O Egipto vai continuar os seus esforços, em coordenação com os seus parceiros (Estados Unidos e Qatar) para colocar um fim a esta guerra, que causou uma catástrofe humanitária em Gaza", declarou Al-Sisi, segundo um comunicado da Presidência egípcia.
Israel rejeita acusações da UE sobre deslocação na Cisjordânia
(Fonte: Notícias ao Minuto)
Jerusalém - O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, qualificou de "mentira descarada" as acusações do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, sobre uma eventual deslocação da população da Cisjordânia.
Numa mensagem na rede social X, Katz negou ter proposto uma deslocação massiva da população da Cisjordânia, como resultado das mais recentes operações militares israelitas.
Opositor acusa Netanyahu de ignorar alertas de ataque do Hamas
(Fonte: Notícias ao Minuto)
Jerusalém - O líder da oposição israelita, o ex-primeiro-ministro Yair Lapid, acusou hoje o seu sucessor, Benjamin Netanyahu, de não ter reagido ao alerta das autoridades de defesa, em meados do ano passado, sobre uma previsível agressão palestiniana.
Na sua apresentação perante uma comissão civil de investigação, Lapid afirmou que Netanyahu e o seu Governo concentraram toda a sua atenção na aprovação parlamentar da sua reforma judicial - que pretendia reduzir a independência da Justiça - ignorando os avisos sobre ameaças à segurança nacional.
OMS confirma pausa humanitária para vacinação antipoliomielite em Gaza
(Fonte: Prensa Latina)
Nações Unidas - As autoridades israelitas autorizaram pausas humanitárias de três dias para a vacinação antipoliomielite em Gaza, conforme confirmado hoje por um alto funcionário da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Rik Peeperkorn, representante daquela agência na Palestina, garantiu numa conferência de imprensa virtual que as partes chegaram a um acordo pouco antes de o Conselho de Segurança realizar uma reunião de emergência sobre a situação humanitária no enclave. DSC/JM