Saurimo – O grupo teatral Artpentu de Saurimo (Lunda Sul) exibiu, domingo, a peça intitulada “Unidos pela Saúde Pública”, com vista a desencorajar a negligência na classe médica e apostar na humanização dos serviços.
Em declarações à ANGOP, no final da apresentação da peça, o director artístico e encenador do grupo, Elias Kupessala, disse que a exibição serviu também para saudar o Dia do Trabalhador da Saúde, que hoje se assinala
Explicou que a peça desencoraja más práticas dos profissionais da saúde, como o que aconteceu recentemente com o paciente que acabou por falecer à porta do Hospital Américo Boavida, em Luanda.
Sublinhou que, apesar das enchentes que os Bancos de Urgência registam, estes profissionais devem exercer bem o seu papel, fazendo jus ao seu juramento, que se consubstancia em salvar vidas.
De igual modo, apelou à união dos técnicos, desde maqueiros, enfermeiros, médicos, roupeiros e motoristas, visando um trabalho profícuo em prol da saúde pública.
Existente desde 2020, o grupo congrega 20 elementos e exibe várias peças que retratam o quotidiano do povo, procurando resgatar valores morais. JW/ART