Uíge - O livro intitulado “Os segredos da governação”, da autoria de Auxílio Jacob, foi apresentado hoje, sexta-feira, na cidade do Uíge.
De 130 páginas, a obra aconselha os governantes a serem tecnocratas, religiosos, conhecedores da tradição oral e da ciência, para compreenderem as preocupações das diferentes franjas da sociedade.
Em entrevista à ANGOP, Auzilio Martins disse que um governante deve tomar decisões que criem impacto positivo na vida da população, assim como ter consciência de que governar é fazer bem ao outro, saber ouvir, planificar, entre outras acções que concorrem para o bem-estar social.
Já apresentada nas províncias de Luanda, Benguela, Malange, Cuanza-Norte, Cabinda e Zaire, a obra tem como estudo de caso os trabalhos desenvolvidos no município de Cacuaco, de Janeiro a Setembro de 2020, obras do PIIM e do Programa de Combate à Fome e à Pobreza, no exercício económico de 2021.
Para o autor, governar é constatar o que está errado, ir ao terreno, ouvir os necessitados e dar resposta imediata aos problemas que afectam a população.
Para se alcançar tais resultados, o autor defende a criação de escolas para a formação de governantes, desburocratização da administração do Estado e aplicação do novo conceito de governação.
Natural da Huíla, Auzilo de Oliveira Martins Jacob é formado em Educação Física, Fisioterapia e Reabilitação Física, Psicopedagogia e Direito. É autor das obras O amor infinito, Reflexão para juventude, Coisa e coisa, A história não se apaga, entre outras.