Malanje- Trinta e oito professores de língua francesa dos municípios de Malanje, Massango e Cacuso participam desde hoje, quarta-feira, nesta cidade, numa formação sobre manual temático de francês leccionado na 7ª a 9ª classes.
A acção formativa enquadra-se no âmbito do programa de reestruturação curricular do idioma no ensino secundário e inserção precoce no ensino primário, e visa reforçar as competências dos docentes no lectivo 2024/2025, que arranca em Setembro.
Promovida pela Coordenação do ensino da língua francesa no país, a mesma terá duração de três dias e vai abordar matérias relacionadas com actividades que motivam uma aula de francês dentro da sala, manual temático de francês, uso correcto dos verbos na língua francesa e ensino da língua francesa na 7ª a 9ª classes.
No acto de abertura, o formador nacional do estudo da língua francesa em Angola, Diogo Atomaniza, disse que a formação permitirá dinamizar a aprendizagem do francês, pois dotará os professores de metodologias de ensino e de comunicação.
O também coordenador da língua francesa em Malanje clama por inserção de mais professores no ensino secundário e apelou aos gestores escolares, sobretudo das instituições privadas, no sentido de implementarem a disciplina de Francês na 7ª, 8ª e 9ª classes, à semelhança do Inglês.
Por sua vez, o formador nacional Kanda Matondo precisou que a acção formativa fará com que os professores prestem um trabalho de qualidade no seio das suas instituições, através de novas metodologias. Formações do género decorrerem em simultâneo em todo o país. RM/NC/PBC