Saurimo – A população do bairro Luavur, no município de Saurimo, província da Lunda Sul, conta desde hoje, quinta-feira, com uma escola de seis salas de aulas, inaugurada pelo vice-governador para o sector Político, Económico e Social, Mendes Gaspar.
Denominada “São José”, a escola foi inaugurada no âmbito das comemorações dos 46 anos de independência nacional (11 de Novembro), e vai albergar 520 alunos do ensino primário, que anteriormente estudavam em salas pré-fabricadas de chapas de zinco.
A escola foi construída pela administração municipal de Saurimo, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, em parceria com a igreja Católica.
Na ocasião, o director municipal da Educação, Valentim Viriato, considerou a nova escola um ganho para comunidade estudantil, por permitir a inserção de mais alunos no sistema de ensino.
Ressaltou que a nova escola vai permitir aos alunos que estudavam em locais impróprios possam assistir as aulas em locais mais dignos.
Por sua vez, o coordenador do bairro Luavur, Agostinho Samutunda, em nome da população, agradeceu o gesto do governo em colocar uma escola na zona, porque permitirá a inserção de mais alunos fora do sistema de ensino e encurtará a distância percorrida por muitos em busca da formação.
Já, o vice-governador para o sector Politico, Económico e Social, Mendes Gaspar, pediu à população para preservar os bens públicos colocados a sua disposição, bem como a serem os primeiros vigilantes da estrutura ora inaugurada, porque custou muito dinheiro ao Estado.
Prometeu cumprir paulatinamente com algumas acções em falta na circunscrição.
No presente ano lectivo, foram matriculados 237 mil e 787 alunos nos diferentes subsistemas de ensino, assegurados por quatro mil e 483 professores, com uma oferta de mil e 706 salas de aulas, das quais, 421 provisórias.