Dundo – Cento e cinquenta e cinco novas salas de aulas, um total de 14 escolas, vão, este ano, reforçar a rede escolar da província da Lunda Norte, anunciou esta terça-feira, o vice-governador para o sector social, políticoe económico, Frederico Barroso.
As escolas, segundo Frederico Barroso que falava na abertura do e contro provincial sobre o "Ensino Secundário ", promovido pelo Gabinete da Educação, para se encontrar medidas que visam a melhoria da qualidade do ensino, estão a ser construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).
Actualmente, a rede escolar da província conta com 219 escolas, perfazendo um total de mil 795 salas de aulas, assegurados por 5.321 professores, dos quais, 2.674 leccionam no ensino secundário.
No presente ano lectivo (2022-2023) foram matriculados 241 mil 701 alunos, sendo 51 mil 535 no ensino secundário.
Disse que a entrada em funcionamento das escolas em construção, vai reduzir significativamente na redução de crianças e jovens fora do sistema normal de ensino.
Por outro lado, exortou aos presentes no sentido de analizar com pragmatismo e pronfundidade os aspectos relacionados com a qualidade de ensino e aprendizagem na província, para a formação de quadros qualificados.
Pediu ao envolvimento de todos os professores na partilha de experiências que servirá para elevar as competências pedagógicas, tendo em conta a responsabilidade de cada um na conjugação de esforços para o alcance dos objectivos traçados pelo Executivo.
“Devem analisar os principais desafios e desenhar estratégias que nos aproximem de forma progressiva, estruturada e sustentada a uma educação de qualidade”,frisou.
Os participantes ao encontro vão reflectir, em três dias, sobre a pertinência dos agrupamentos para o trabalho metodológico nas escolas secundárias e matriz curricular das disciplinas do I ciclos do ensino secundário geral.
Vão igualmente analisar a matriz e programas curriculares das disciplinas do II ciclo do ensino secundário geral, do ensino técnico e profissional bem como os modelos de formação de professores. CMC/HD