Huambo – Cinquenta e três mil 795 crianças do ensino primário beneficiaram, no ano lectivo 2023/2024, na província do Huambo, de merenda escolar, que ajudou a diminuir a desistência às aulas nas instituições escolares, soube a ANGOP.
A informação foi prestada, esta quarta-feira, à imprensa, pelo director do gabinete da Educação na província do Huambo, Mário Rodrigues, que disse serem alunos matriculados em 82 escolas primárias.
O responsável referiu ser uma dieta importante que tem atendido as crianças, com o objectivo de estimular a sua permanência nas salas de aula e tornar a aprendizagem mais atractiva.
Disse não existir qualquer rejeição dos lanches pelos alunos, que têm se beneficiado de produtos locais e industrializados, como bolachas, leite, soja, sumo, cereais e outras experiências.
Ressaltou que a iniciativa conta, igualmente, com o apoio da empresa privada Carrinho, que proporciona a merenda escolar a mais de 16 mil crianças no município do Cachiungo, uma acção de responsabilidade social que deve ser aplaudida pela sociedade.
No último ano lectivo (2023/2024), o sector da Educação matriculou 916 mil 500 alunos, dos quais 70 por cento foram do ensino primário, que estudaram em mais de 800 escolas.
Processo de alfabetização
Mário Rodrigues informou que mais de 15 mil jovens e adultos frequentaram aulas de alfabetização no ano lectivo 2023/2024, em diferentes módulos, nos 11 municípios da província do Huambo.
Disse que o número de cidadãos que aprenderam a ler e a escrever é satisfatório, pois estarão habilitados a realizar diversas tarefas na sociedade.
Referiu tratar-se, entre outros, de iniciativas voluntárias e do Programa de Aprendizagem para Todos (PATII), num financiamento do Banco Mundial, que prevê alfabetizar, em todo país, perto de 250 mil cidadãos até 2025.
Explicou que não é possível pagar subsídios a todos os alfabetizadores, por falta de condições, com excepção dos que estão enquadrados no âmbito do programa de empoderamento PATII, com dinheiro do Banco Mundial.
Apelou à mobilização dos cidadãos para adesão ao processo, tanto os que não sabem ler para serem alfabetizados, como os professores na componente da Educação dos Jovens e Adultos (EJA) a fim de ensinarem os demais, pois a iniciativa visa o empoderamento das diversas franjas na sociedade.
Este projecto do PATII iniciou em 2020, em seis províncias do país (Bié, Huíla, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Malanje e Moxico), num total de 18 municípios, com previsão de expandir para as demais 12 províncias angolanas. ZZN/JSV/ALH