Malanje– O primeiro colóquio provincial sobre merenda escolar na província decorrido quinta-feira (28), nesta cidade, recomendou ao governo a advogar junto dos ministérios afins, o aumento do orçamento destinado a merenda escolar, face a demanda de alunos nos municípios.
De acordo com o comunicado final do encontro, a que Angop teve hoje acesso, esta medida, de acordo com os participantes ao evento, visa ajudar a combater o absentismo e o insucesso escolar dos alunos, bem como concorre para a agregação de valores.
Por esse facto, recomendaram igualmente a definição do custo médio da merenda escolar, tendo em atenção a especificidade de cada região e da composição do lanche obedecendo o princípio da boa alimentação, com recurso a alimentos de produção local.
O colóquio recomendou igualmente a sensibilização das crianças em idade escolar sobre o valor nutricional dos produtos locais em detrimento dos industrializados, assim como o melhoramento dos mecanismos de acompanhamento e fiscalização do projecto merenda escolar.
O vice-governador de Malanje para o Sector Político, Social e Económico, Domingos Eduardo, realçou que a merenda escolar actualmente fornecida, tem sido a base de produtos industrializados, que não vão de acordo com os hábitos e costumes alimentares das crianças, para além de não reunirem em alguns casos os elementos nutricionais recomendados.
Por esse facto, destacou a necessidade da sua adequação à realidade e necessidades dos alunos, por isso, o governo inscreveu a merenda na estratégia de desenvolvimento rural e de combate à pobreza, com um valor mensal de 3 milhões de kwanzas por cada município.
O responsável apelou a comissão de pais e encarregados de educação no sentido de acompanharem sempre que possível a distribuição da merenda escolar, de acordo com o kit pré-estabelecido e propor medidas de melhoria.
O Colóquio visou analisar o impacto da merenda escolar na província, bem como o aproveitamento académico dos alunos e a identificação de produtos do campo a serem transformados e implementados no lanche.
Para o presente ano lectivo, vão beneficiar de merenda escolar numa primeira 82 escolas do ensino primário dos municípios de Cacuso, Mucari, Cambundi-Catembo e Malanje.