Catabola - Quinhentos e cinquenta mil alunos estão matriculados para frequentar, a partir de hoje, segunda-feira, aulas nos diversos subsistemas de ensino, no ano lectivo 2024/2025, na província do Bié, contra 499 mil 794 do ano transacto.
A informação foi avançada pelo director do gabinete da educação no Bié, Amado Leonardo André, ao sublinhar que o sector da educação vai contar 827 escolas e 13 mil 800 professores do ensino primário ao II ciclo do ensino secundário.
Na província do Bié, abertura do ano lectivo 2024/2025, aconteceu na aldeia de Cambalanganja, comuna da Chipeta, município de Catabola, com a inauguração de uma escola do ensino primário, com sete salas de aula, que vai acomodar cerca de setecentos alunos em dois turnos, equipamento entregue pela governadora Celeste Adolfo.
A nova escola com sete salas de aula, totalmente apetrechada, vai oferecer comodidade aos alunos que estudavam por debaixo de árvores, foi erguida no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP) com um orçamento de 60 milhões de kwanzas.
Ao intervir após a inauguração, a governadora da província, Celeste Adolfo, reiterou aposta do Governo na construção de mais escolas no presente ano lectivo, de modo que haja uma redução significativa de crianças fora do sistema de ensino.
Pediu aos pais e encarregados de educação a levarem os filhos as aulas, para se reduzir o grau de absentismo.
Recomendou população a preservação da nova escola e aos professores mais empenho na árdua e nobre tarefa de ensinar e educar nas gerações. JEC/BAN/MS