Menongue - Sessenta e oito formadores municipais da Educação de Menongue, Mavinga, Cuchi, Cuangar, Cuito Cuanavale, Calai e Dirico, na província do Cuando Cubango, participam, desde esta segunda-feira, de um seminário de capacitação em supervisão local de nível dois.
O seminário, numa iniciativa do Ministério da Educação e com duração de seis dias, tem por finalidade melhorar as formas teóricas e práticas de ensino da língua portuguesa e da matemática, de 1ª até 4ª classe, no âmbito da implementação do PAT-2.
O supervisor nacional afecto ao Projecto PAT-2 (Projecto de empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos) indicou que estão a ser capacitados professores, directores e subdirectores pedagógicos.
Sublinhou que o objectivo é potenciar os formadores sobre conhecimentos e habilidades, para implementar estratégias metodológicas e eficazes no processo de ensino e aprendizagem.
Durante a formação, continuou, os participantes vão avaliar, de forma contínua, as aprendizagens dos alunos, planificar as aulas de forma estrutural e eficaz, passa por compreender e aplicar de forma diferente as estratégias metodológicas nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.
Sublinhou ser importante a necessidade de demonstrar como aplicar essas estratégias nos diferentes contextos educacionais na sala de aula, discutindo os benefícios e desafios de cada abordagem metodológica.
“O desenvolvimento de técnicas de aprendizagem nas duas disciplinas é essencial identificar diferentes métodos de avaliação formativa e diagnóstica, demonstrar como e quando usar cada tipo de avaliação, entre outras finalidades”, acrescentou.
Já o director do gabinete provincial da Educação, Inâncio José Samba, disse que pretende-se formar o indivíduo numa perspectiva integral e harmoniosa, para a edificação de uma sociedade de direito, democrática e progresso social construída na paz, sendo esta capacitação consta da sob componente 2.2, de apoio ao ensino de alta qualidade.
Apontou a pedagogia estruturada para a melhoria das práticas nas salas de aula e habilidade dos alunos, estratégia de sensibilização sobre a violência baseada no género, exploração do género, estratégia metodológica do ensino, habilidades pedagógicas essenciais, elaboração dos planos de aulas de língua portuguesa e de matemática, como parte dos temas a serem debatidos. ALK/FF/MS