Mbanza Kongo – Trezentos e 43 novos professores, na província do Zaire, concluíram esta sexta-feira, um seminário de capacitação sobre a Lei de Base do Sistema da Educação, no quadro dos preparativos do ano lectivo 2022/2023.
A formação decorreu nos seis municípios da região, envolvendo professores do ensino primário e segundo ciclo do ensino secundário, admitidos no último concurso de ingresso, realizado em 2021.
Temas relacionados com o plano, conceito e tipo de aula, a aula como forma de organização da formação e ensino, o enquadramento da organização do sistema de ensino, objectivos, o atendimento educacional especial e avaliação pedagógica foram ministrados durante os cinco dias da formação.
Ao intervir no acto de encerramento, o chefe do departamento de Educação e Ensino do Gabinete provincial, José Mabongo Nsoki, pediu aos novos professores maior comprometimento com a profissão, para garantir uma mudança gradual da qualidade de ensino e aprendizagem.
A província do Zaire contabiliza um total de cinco mil e 825 professores do ensino primário ao segundo ciclo do ensino secundário.
Sabe-se que, o sector da educação na região precisa de mais de mil novos professores, para atender a demanda das mais de 20 mil crianças que estão fora do sistema normal do ensino na província.
A rede escolar da província é constituída por 313 estabelecimentos de ensino, que perfazem duas mil 468 salas de aula.