Menongue - O director do Gabinete da Educação no Cuando Cubango, José Inácio Samba, defendeu, na quarta-feira, a necessidade de apostar-se continuamente na capacitação profissional dos professores, com vista a melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem na província.
O responsável fez a sugestão na apresentação aos professores, gestores, inspectores e supervisores pedagógicos do programa do Plano de Melhoria das Aprendizagens 2024/2027.
José Samba sublinhou que a qualificação contínua dos professores melhora os conhecimentos e as competências dos visados, pois a educação, na sua condição de fenómeno social feito na sociedade, constitui um processo, através do qual os homens moldam-se segundo os padrões socialmente aceites.
O gestor reconhece que a educação, hoje, exige uma qualificação profissional dos professores, que realmente os habilita no exercício da docência, daí que o Ministério afim se propôs a elaborar esse plano de melhoria das aprendizagens.
A implementação do referido plano, conforme o interlocutor, abrange a literacia e a numeração para as classes iniciais do primário regular e adultos ao nível do país, sob o lema “Educar um Africano apto para o Século XXI”.
Para o director, o alcance deste objectivo passa, essencialmente, pela garantia da aquisição das aprendizagens, que devem ser asseguradas a todos os estudantes, crianças, jovens e adultos.
Contribuir para melhorar o rácio professor/aluno, as condições nas salas de aula, promover o fortalecimento da relação escola/comunidade, reforçar as competências técnicas dos gestores escolares, e a partilha de boas práticas são os objectivos.
O plano contempla, igualmente, a modernização do sistema de ensino, a transformação digital e literacia digital, massificação do uso de novas tecnologias na gestão e a capacitação de professores. LMZ/ALK/FF/MS