Cuito - As populações do bairro Ndongua (Cuito) e Cantão 4 (Chinguar), província do Bié, ganharam hoje uma escola cada de doze e quatro salas respectivamente, que vão acolher já no próximo ano lectivo perto de dois mil novos alunos.
Inauguradas pelo governador do Bié, Pereira Alfredo, as infra-estruturas, erguidas no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), tiveram uma duração entre oito a doze meses.
As mesmas contemplam ainda salas de professores, secretaria, área administrativa, gabinete dos directores e pedagógicos, arrecadação, casas de banho, pátio para a prática de desportos, entre outros compartimentos.
Na ocasião, os administradores municipais do Chinguar e do Cuito, Ângela Ucueianga e Abel Guerra Paulo, respectivamente, em nome das populações, destacaram a abertura destes empreendimentos escolares, na medida em que vão contribuir na inserção de mais crianças no sistema de ensino, conferir mais comodidade e qualidade de aprendizagem.
Por sua vez, o governador do Bié, Pereira Alfredo, apontou os benefícios que o PIIM trouxe na província, especialmente na melhoria de condições de vida das populações e do desenvolvimento socioeconómico dos nove municípios desta região.
Pereira Alfredo apelou, por isso, à necessidade dos beneficiários preservarem bem os equipamentos entregues, bem como a denunciarem as autoridades os supostos vândalos de bens públicos.
O PIIM concluiu em toda província do Bié 195 acções e projectos dos 226 inscritos, nos municípios do Andulo, Cuito, Cunhinga, Nhârea, Chitembo, Catabola, Camacupa, Chinguar e Cuemba.
Este Programa, que trouxe melhorias significativas no Bié, está numa ordem de execução física global de 76 por cento, estando em curso 61 acções e projectos.
Assim, desde 2019 até agora, o Governo construiu dentro do PIIM oito unidades sanitárias, que geraram 710 camas, um pouco por todo interior da província.
Na educação, o PIIM ergueu 35 novas escolas que acomodam 16 mil 113 alunos, enquanto, no sector das vias, asfaltou-se 37 quilómetros de estradas, 10 pontes, 705 de terraplanagem, beneficiando um milhão 944 mil 538 habitantes.
Houve ainda a melhoria no saneamento básico, requalificação dos espaços verdes em Nhârea e Andulo, enquanto no desporto se construiu quatro quadras polidesportivas.
Foram também erguidos o Comando da Polícia Nacional de Camacupa, reabilitação do Seminário Menor do Cuito, Administração Autárquica do Chitembo, Centro de Produção da Televisão Pública de Angola.
Entregou-se ainda à população biena a Academia de Artes Walter Cambodja no Cuito, requalificação do Cemitério Memorial do Cuito, Embala Ekovongo, entre outras infra-estruturas.
Em termos de pagamentos acumulativos, o Governo já pagou até agora mais de 37 mil milhões de Kwanzas, assim como gerou mais de três mil postos de empregos directos e indirectos.JEC/PLB