Benguela - Funcionários do Gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado, na província de Benguela, foram capacitados sobre os mecanismos para prevenção de burlas e fraudes nos terminais de pagamento, soube esta quinta-feira, a ANGOP.
A Acção formativa, promovida pela EMIS, enquadrada-se no Projecto "Cidadão Digital”, que visa promover a utilização segura dos canais digitais de pagamento e evitar ameaças financeiras.
Na ocasião, o director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico e Integrado, Samuel Maleze Quinda, afirmou que Benguela apresenta um quadro desafiador no que respeita à literacia digital.
Segundo o responsável, deve haver um redobrar de sinergias entre todos os actores sociais a fim de se debelar essas práticas e conduzir os infractores à cadeia.
O Projecto Cidadão Digital está a ser implementado em Benguela desde Outubro de 2023 pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), e prevê alcançar na referida província mais de 60 mil pessoas ainda este ano (2024).
Segundo apurou a ANGOP de fonte da EMIS, em Luanda as equipas trabalharam no Instituto Nacional das Infra-estruturas da Qualidade (INIQ), focando-se em temas como higiene digital, literacia financeira, segurança online, prevenção do ciberbullying e uso responsável das redes sociais e dos meios de pagamentos.
O referido acto foi presidido pelo director-geral adjunto, Agostinho Cumbu, e os 23 participantes foram capacitados para enfrentar os desafios da era digital.
Segundo dados da entidade gestora do projecto, de Setembro de 2022 a Abril de 2024, mais de 400 mil cidadãos em Luanda e Benguela já tiveram acesso ao mesmo. CRB