Caxito – O governo da província do Bengo reiterou, nesta quinta-feira, em Caxito, o reforço de cooperação entre Angola e Moçambique nos vários domínios dos sectores económico e político.
A afirmação foi feita pelo vice-governador do Bengo para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Pedro, no final da visita à província de uma delegação do Instituto para Promoção de Pequenas e Médias Empresas de Moçambique (IPEME), que permitiu estabelecer parcerias e fortalecer as boas relações existentes entre os dois povos.
Na ocasião, o director dos Serviços Centrais de Estudo, Planificação e Cooperação do IPEME de Moçambique, Siro Álvaro, referiu-se ao processo de industrialização que se regista no país, afirmando ser o caminho que Moçambique pretende atingir.
“A nossa visita a Angola tem a ver com questão do selo Feito em Angola no qual tiramos boas ilações”, sublinhou.
O responsável afirmou estar igualmente impressionado com a componente da formalização, no âmbito do Programa de Reconversão da Economia Informal que tem como principal foco a questão da formação, o empreendedorismo e a literacia financeira.
Já a responsável de departamento de apoio ao Conselho de Administração do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Elisa Bernardo, esclareceu que a visita da delegação moçambicana serviu para partilhar experiências, visitar alguns projectos industriais e manter contactos para possíveis trocas comerciais nos próximos tempos.
No Bengo, a delegação moçambicana visitou o SIAC, o Gabinete provincial do Desenvolvimento Económico Integrado, a sala de formação do programa “My COOP” ligado ao empreendedorismo, a Fazenda agrícola Novagrolíder, a empresa Sino Ord (fabrico de mosaico e azulejo e a Fazenda Filomena (produção de ovos).FS/IF