Dundo – A rede de distribuição de energia eléctrica do município do Chitato, capital da província da Lunda Norte, está em requalificação, o que tem motivado as restrições no fornecimento do produto na circunscrição.
A informação foi prestada hoje, terça-feira, pelo director da Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE) na Lunda Norte, Simão Futi, sublinhando que a requalificação da rede enquadra-se no programa de melhoria e expansão do fornecimento de energia eléctrica.
“Os cortes que temos vindo a registar não tem nada a ver com a escassez de produção, mas sim com o trabalho de requalificação da rede de distribuição em curso no município do Chitato, um processo que terminará em breve”, frisou.
Disse que o projecto de requalificação contempla a 24 quilómetros de iluminação pública dos distritos urbanos do Dundo e Mussungue.
Disse que está em curso e em fase de conclusão, a construção de uma rede subterrânea para interligar a central térmica a gás e móvel de 25 megawatts, a central de Cacanda (4 MW) e a barragem hidroeléctrica do Luachimo (34 MW).
Esclareceu que a barragem hidroeléctrica do Luachimo está actualmente a produzir 17 dos 34 megawatts previstos.
Informou que está em carteira a reabilitação da rede de transporte de energia para o município de Cambulo, num percurso de 90 de quilómetros e de três subestações eléctricas.
Dívida
Simão Futi, informou por outro lado, que a ENDE tem uma dívida de cerca de dois mil milhões de kwanzas por recuperar, contraídas por clientes singulares, empresas e instituições públicas.
Disse que a instituição está a negociar com os clientes para o pagamento das dívidas de forma faseada.
A ENDE na Lunda Norte controla 21 mil clientes nos sistemas pré-pagos e pós-pago. Actualmente a província produz 21 megawatts de energia eléctrica provenientes da barragem hidroeléctrica do Luachimo (17 MW) e da central térmica de Cacanda (4 MW). HD