Chibia – Nove mil 360 famílias do município da Chibia, na Huíla, terão acesso à água potável, a partir de Janeiro de 2025, com a conclusão da reabilitação e ampliação do sistema municipal de captação, tratamento e distribuição, em curso desde Maio de 2023.
O investimento está orçado em mais de sete milhões de dólares e dispõe de dois reservatórios dois mil 035 metros cúbicos cada, que vão suportar uma rede de 35 quilómetros, deu a conhecer à imprensa, o administrador Sérgio da Cunha Velho.
Falando na sequência de uma visita do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, às infra-estruturais, o administrador afirmou que, numa primeira fase, estão contemplados os bairros Amílcar Cabral, Deolinda Rodrigues e Mbeiela, na sede municipal.
Conforme o gestor, o projecto estender-se-á aos demais bairros, até que a água potável chegue a todos os munícipes.
Segundo Sérgio da Cunha Velho, trata-se de um projecto enquadrado no Programa de Investimentos Públicos (PIP), que visa proporcionar qualidade e melhoria na oferta do precioso líquido às comunidades.
A obra, segundo a fonte, contempla a primeira Estação de Tratamento de Águas (ETA) do município.
O município da Chibia dista a 42 quilómetros a Sul do Lubango e tem uma população estimada em 258 mil 246 habitantes. JT/MS