Dirico – Os habitantes do município do Dirico, província do Cuando Cubango, contam desde hoje, sexta-feira, com uma dependência do Banco Sol, a primeira nesta região, o que vai diminuir as longas distâncias que percorriam para terem acesso aos serviços bancários.
O acto de inauguração da dependência bancária foi orientado pela vice-governadora para os sectores Políticos, Sociais e Económicos do Cuando Cubango, Helena Chimena, que enalteceu a iniciativa desta instituição, numa acção que vai contribuir no desenvolvimento do município e na redução de abandono de locais de trabalho por parte dos funcionários.
A vice-governadora disse que os funcionários eram obrigados a percorrer mais de 700 quilómetros para terem acesso aos serviços bancários em Menongue ou recorrer ao mercado da República da Namíbia, para trocar moeda desse país, para terem acesso aos bens de primeira necessidade, o que prejudicava os seus rendimentos.
Helena Chimena destacou a importância do município do Dirico, por ser a localidade que alberga o projecto Okavango Zambeze, que recebe muitos turistas que desfrutam as potencialidades dessa localidade.
"Com o banco, o município vai arrecadar divisas para o desenvolvimento turístico na região", realçou.
Por seu turno, o coordenador regional do Banco Sol, Gad Joaquim, assegurou que o passo a seguir será a campanha massiva de aberturas de contas bancárias para os funcionários públicos e privados para permitir alavancar as transacções bancárias.
O responsável assegurou que a sua instituição vai colocar à disposição dos munícipes do Dirico sistemas de pagamento automáticos, quer “ATM” e “TPA”, para facilitar as populações de outras localidades terem acesso a esses serviços públicos, para melhorar a qualidade de vida dos habitantes.
O município do Dirico tem aproximadamente 15 mil e 126 habitantes. JSV/PLB