Luanda – A Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo 2024 recomendou, esta quarta-feira, a implementação efectiva dos grupos técnicos provinciais para facilitar a actualização cartográfica e impulsionar a divulgação do Recenseamento Geral da População e Habitação, que inicia a 19 de Julho do próximo ano.
Reunida em Luanda, a Comissão, sob a presidência do seu coordenador-geral, o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, fez o balanço preliminar do Censo Piloto, que decorreu em sete províncias de Julho a Setembro deste ano.
De acordo com o porta-voz do grupo técnico nacional, Hernani Pena Luís, o encontro ordinário apreciou o cumprimento das recomendações da última reunião, bem como fez uma breve avaliação do Censo Piloto, que teve uma taxa de cobertura de 90%, considerada de positiva pela comissão.
A implementação dos grupos técnicos, a situação sobre a actualização cartográfica e inquérito de cobertura, assim como o cumprimento das recomendações saídas da última reunião, também constaram da agenda de trabalho.
Hernani Pena Luís, também director-geral adjunto do Instituto Nacional de Estatística (INE), revelou que o grupo técnico nacional, definiu imprimir, doravante, maior divulgação à comunicação social sobre as acções de preparação da realização do Censo 2024.
Sobre as actividades em curso, o porta-voz avançou que decorre o inquérito de cobertura, que terminará no final do corrente mês, com objectivo de avaliar a qualidade dos dados recolhidos no Censo Piloto, para o relatório definitivo do Censo Piloto, em Dezembro deste ano.
Nas 18 províncias do país decorre, igualmente, o trabalho da malha cartográfica, iniciado nas sete províncias seleccionadas para o Censo. Essas, a partir de agora, merecerão um maior acompanhamento dos grupos técnicos provinciais, liderados pelos respectivos governadores.
Sobre a questão logística e de mobilidade, o porta-voz assegurou que estão criadas as condições.
Censo Piloto
O Instituto Nacional de Estatística (INE), no âmbito da realização do Recenseamento Geral da População e Habitação- Censo 2024, realizou o Censo Piloto, entre 19 de Julho a 5 de Setembro de 2023, em sete províncias do país, nomeadamente, Luanda, Bengo, Bié, Lunda Norte, Cuando Cubango, Uíge e Cunene, efectivada em 410 secções censitárias, correspondendo ao mesmo número de agentes de campo.
Esta acção permitiu aferir, no terreno, em termos de recolha de dados, cerca de 35.5 mil agregados familiares.
Neste momento, o INE está a levar a cabo a actualização cartográfica em todo País, essa operação que permitirá ter uma fotografia mais actualizada da geografia do País.
O INE apela à participação e colaboração da população neste importante projecto.OPF/PPA