Luanda - O Gabinete Integrado das Actividades Económicas da Província de Luanda exortou, esta segunda-feira, o pagamento dos salários dos funcionários de armazéns grossistas, encerrados no âmbito do programa de reorganização da venda em locais impróprios.
Em entrevevista à ANGOP, o director do Gabinete Integrado das Actividades Económicas da Província de Luanda, Dorivaldo Adão, defendeu este poscionamento argumentando que os grossistas, ao longo do tempo, obtiveram receitas que podem viabilizar tal processo (pagamento dos salários do mês de Maio), apesar destes alegarem que estão há mais de 20 dias sem trabalhar.
"Não é porque estão há quase um mês sem trabalhar que não possuem capacidade financeira de assumirem os rendimentos dos seus funcionários, porque durante o exercício do comércio foram acumulando receitas", notou o responsável.
Dorivaldo Adão disse que pretendem também evoluir para que os grossistas paguem aos seus funcionários o equivalente ao salário mínimo em vigor no país, que ronda os 32 mil kwanzas, em detrimento dos 20.000.00 kwanzas actuais, com uma carga horária de mais de oito horas (das sete até 18 horas).
Reconheceu ainda ser importante preservar a dignidade humana, razão porque o Governo está a olhar também para essas questões, no âmbito deste programa de reorganização da venda em locais impróprios.
Dorivaldo Adão chamou à atenção do facto de muitos dos armazéns estarem instalados em locais impróprios, porque a actividade grossista obriga que seja feita num espaço com 300 metros quadrados, situação que não acontece, com muitos a fazer de forma errada o acondicionamento dos produtos.
No quadro do plano de reordenamento do comércio em curso ao longo das avenidas Cónego Manuel das Neves, a envolvente da zona do São Paulo (Distrito do Sambizanga ) e Ngola Kiluanje (Distrito do Hoji Ya Henda), já foram encerradas cerca de 300 lojas e armazéns, por prática irregular do comércio.
A reabertura de algumas lojas pode ocorrer após uma acção inspectiva rigorosa levada a cabo pelo Governo Provincial de Luanda, a partir dessa segunda-feira (12 de Junho), nessa primeira fase, enquanto os grossistas são orientados a se instalarem em outros locais na zona suburbana. DJ/SEC/SC