Luanda – Os expositores e visitantes da 37ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA/2022) estão a receber informações detalhadas sobre as modalidades públicas para obtenção de garantias de crédito, disse hoje, a chefe de departamento da rede comercial do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), Márcia José.
Em declarações à ANGOP, na FILDA, a responsável fez saber que o FGC concede garantias para facilitar o financiamento bancário às micro, pequenas e médias empresas do sector do agronegócio, de forma directa (solicitação do promotor do negócio ao banco) e indirecta (solicitação do Banco comercial ao FGC).
Márcia José realça que desde 2012 até 2022 o FGC tem uma carteira por volta de 676 projectos garantidos pelo fundo, avaliado em mais de 200 mil milhões de kwanzas.
Explicou que, em regra, o fundo cobre garantia de até 75% do valor do financiamento a solicitar à banca, com um tecto máximo equivalente a 5 milhões de dólares, tendo uma comissão de garantia de 2% ao ano.
Márcia José diz que a pretensão do FGC na FILDA passa por alargar a carteira de clientes, “queremos duplicar os números, por isso estamos a procurar estar presentes nos locais, aumentando a nossa notoriedade”.
Esta 37ª edição a Feira Internacional de Luanda congrega 629 expositores nacionais e estrangeiros, representados por 15 países.
O evento é promovido pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP), em parceria com a empresa Eventos Arena.
Em 2021, a FILDA congregou mais de 300 expositores representados por 18 países e privilegiou o sector tecnológico, suporte do desenvolvimento do agronegócio e da indústria.
A primeira Feira Internacional de Luanda realizou-se em 1983, há 39 anos.