Luena - A sexta edição da Feira "Cidade dos Kandengues Tributários", que decorre de 12 a 15 do mês em curso, está a transmitir as crianças da província do Moxico a importância do pagamento de impostos.
De iniciativa da Sétima Região da Administração Geral Tributária (AGT), a feira está a ensinar às crianças a prevenção, fiscalização tributária, plantão fiscal, legislação tributária, cadastro, arrecadação, biblioteca, televisão tributária, entre outros.
Ao falar à Imprensa, o director da Sétima Região Tributária em exercício, Estêvão Barros, informou que o evento visa ensinar aos mais pequenos a definição do imposto, sua importância e sua finalidade.
Os petizes estão a aprender, por exemplo, que o pagamento de impostos permite a construção e funcionamento de hospitais, escolas, estradas, unidades policiais, entre outras infraestruturas e serviços.
Para a directora do gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Yolanda Mutondo, é vantajoso desde cedo incutir aos "kandengues" a importância do pagamento de impostos, pois na idade adulta serão os fiéis pagadores de impostos.
Disse que a educação tributária é fundamental para que as crianças conheçam os seus direitos e deveres, conceitos básicos do uso dos recursos públicos e a finalidade dos impostos que servem para o Governo satisfazer as necessidades de todos cidadãos.
Os petizes Justinir Chiliata e Josimar Angular, ambos alunos da terceira classe da escola "Dom Bosco", disseram que foram incentivados a cumprir com o pagamento das contribuições quando atingirem a idade adulta, visando o desenvolvimento económico e bem-estar social dos cidadãos.
Feira idêntica já foram realizadas em Luanda, Benguela, Huíla e Cunene. LTY