Seles – Pelo menos 105 expositores participam, durante dois dias, na feira agro-pecuária e serviços, em alusão aos 30 anos do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) soube a ANGOP, este sábado.
Constam dos produtos expostos, ginguba, banana, milho, café, inhame, tomate, cebola, alho, limão, cana, abacate, óleo de palma, repolho e animais de pequeno porte (galinha e cabritos) bem como produtos para o comércio de roupa, calçados, peças de panos africanos e motorizadas,
A feira está, igualmente, a prestar serviços de atendimento ao público como FAS, saúde, educação, registo civil, desporto, veterinária, seguradora, gráfica, entre outros.
Os expositores são, na sua maioria, casos de sucessos do projecto Kwenda, no domínio agro-pecuário.
Na ocasião, a responsável local do FAS, Carolina Sanito, disse que o evento visa desenvolver acções que promovam as potencialidades produtivas e outras iniciativas, no âmbito dos 30 anos da instituição, a assinalar-se a 28 de Outubro próximo.
Por sua vez, o administrador do município do Seles, Eliseu Segunda, referiu que o FAS tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento das famílias angolanas e a municipalidade tem vindo beneficiar destes programas, principlamente na componente das transferências sociais monetárias às famílias carenciadas.
Precisou que no município do Seles estão cadastrados 31 mil 823 agregados, dos quais 27 mil 037 beneficiários que receberam mais de 14 milhões de Kwanzas .
Esses programas têm o potencial para gerar mais empregos directos, pelo que urge a necessidade de maximizar as suas capacidades, através do fomento da agricultura e da pecuária para produção de alimentos.
O FAS existe desde 28 de Outubro de 1994. Cij/LC/ALH