Luanda - A exposição de quadros e fotografias sobre o quotidiano da actividade do mineiro, apresentada segunda-feira, em Luanda, caracteriza a essência do sector mineiro e petrolífero angolano, bem como espelha a importância da indústria extractiva na economia nacional.
De acordo com o secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, que falava na inauguração da exposição artística intitulada “Simbiose”, inserida nas jornadas do Dia do Trabalhador Mineiro, que se assinala a 27 deste mês, as imagens apresentadas narram o percurso histórico e o dia-a-dia da actividade mineira no país.
Por sua vez, o autor da exposição, Pedro Yaba, disse que a presente obra representa um tributo ao sector mineiro angolano, tendo em conta a importância estratégica e a sua vitalidade para o progresso e o desenvolvimento de Angola.
Segundo o artista plástico, a combinação harmónica dos 13 quadros e 200 fotografias expostos representa uma simbiose artística “incomum nas belas artes”.
Aberta ao público esta segunda-feira, a obra artística fica patente no Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) até ao dia 27 de Abril.
Pedro Rosário Yaba, licenciado em Belas Artes, nasceu em Luanda, onde começou a sua carreira artística em 1988.
Além de Angola, os trabalhos do artista já estiveram expostos em países como Suíça, Estados Unidos de América e Itália, tendo vencido, em 2015, o prémio Michelangelo, em Roma. OPF/QCB