Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Sonangol e Gemcorp recrutam técnicos para Refinaria de Cabinda

     Economia              
  • Cabinda • Quinta, 28 Abril de 2022 | 13h21
Camiões cisterna na zona de abastecimento no terminal Oceánico de Cabinda-Fútila
Camiões cisterna na zona de abastecimento no terminal Oceánico de Cabinda-Fútila
Pedro João

Cabinda – A Sonangol e a Gemcorp iniciam, em Maio deste ano, o processo de recrutamento e formação de quadros para a futura Refinaria de Cabinda, projectada para refinar 60 mil barris de petróleo bruto/dia.

Um comunicado de imprensa conjunto das duas empresas, enviado esta quinta-feira a ANGOP, indica que o processo de recrutamento para formação dos quadros prevê as áreas de maior incidência, como as de engenharia eléctrica e instrumentação, mecânica, materiais e processos, saúde, segurança, ambiente, gestão ambiental, laboratório, recursos humanos e contabilidade.

Lê-se ainda no documento que o processo de formação será composto por módulos teóricos e técnicos, sendo que parte formativa a ministrar será altamente especializada.

Os empregos directos e indirectos a criar com a construção, montagem e implementação da refinaria serão ocupados maioritariamente por profissionais angolanos, designadamente da província de Cabinda, conferindo ganhos significativos para as comunidades locais, assim como para economia provincial.

Para a Sonangol, o início do recrutamento “representa a afirmação clara de que o projecto está prestes a tornar-se realidade, o que será de extrema importância para Angola e para a sua economia, uma vez que os recursos minerais nacionais serão finalmente refinados em território angolano, fechando uma cadeia por demais relevante para o país e para a sua população”.

Já a Gemcorp sublinha que “está confiante em mais este passo e expectante relativamente ao impacto que o início do recrutamento de profissionais angolanos vai ter no dia-a-dia de várias famílias e, sobretudo, ao impacto que vai ter ao nível da segurança energética do país”.

A nota indica que dentro de dias será divulgada a informação sobre o processo de recrutamento, designadamente acerca das vagas existentes em cada área e o perfil dos candidatos para cada uma delas.

Em Julho próximo começam a chegar a Cabinda parte dos equipamentos que fazem parte da estrutura da refinaria, que está a ser construída em Winston, Estados Unidos de América.

A Refinaria de Cabinda é um projecto de investimento privado avaliado em 920 milhões de dólares. A construção do empreendimento iniciou em 2019 com a desmatação, desminagem e terraplanagem dos solos, que foram concluídos em 2020.

O programa de construção prevê três fases. A primeira, onde se vai produzir 30 mil barris de petróleo por dia, prevê a instalação da unidade de destilação de crude, com um dessalinizador, sistema de tratamento de querosene e infra-estruturas auxiliares, incluindo um sistema de ancoramento de bóia convencional, oleodutos e instalação de armazenamento para mais de 1,2 milhões de barris.

 As segundas e terceira etapas tornarão a refinaria numa infra-estrutura de convenção total com uma capacidade de processamento de 30 mil barris/dia e a instalação de um novo reformador catalítico, hidrotador e unidade de craqueamento catalítico, totalizando despesas na ordem dos 700 milhões de dólares.

Após a sua conclusão, prevista para 2022, a refinaria de Cabinda, que deverá criar dois mil postos de trabalho, vai refinar 60 mil barris de petróleo bruto por dia.

 

 





Notícias de Interesse

PR viaja para Ndalatando

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 13h40

Kremlin nega conversações entre Putin e Trump

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 13h34

Mara Quiosa defende reflexão sobre desafios do país

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 13h12

Alves Simões promete colocar futebol nas comunidades

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 13h04

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+