Luanda - O sector industrial angolano ganhou uma fábrica de chocolates com capacidade de produção de mil toneladas por ano, disse à ANGOP o administrador da empresa Biagio, Gonçalo Ferreira.
A produção de chocolates, que é feita à base de matéria-prima cem por cento nacional, arrancou, segundo o gestor, há duas semanas e a indústria está localizada em Luanda, no município de Cacuaco.
“A matéria-prima para a produção do chocolate é 100% nacional. O cacau é da província de Cabinda, o açúcar é de Malanje, as embalagens e as caixas são todas feitas em Luanda”, detalhou o empresário, realçando que o produto é livre de químicos.
Questionado se tinha concorrentes no mercado, no domínio da produção de chocolates, Gonçalo Ferreira disse que existe pequenos produtores tradicionais, assim como aqueles que importam, mas referiu que a iniciativa da Biagio está a reduzir a importação de matéria-prima.
Com a produção de chocolates em Angola, segundo o empresário do sector accaueiro, Alector Araújo, a cadeia de valor do cacau está concluída, pois existem produtores de cacau, agentes de comercialização, de pré-comercialização e indústria de produção de chocolate.
A Biagio, de acordo com o interlocutor, já opera em Angola desde 2014 na indústria dos auxiliares tecnológicos de pastelaria e padaria. O foco da empresa, explicou, sempre foi produzir tudo que é necessário para os pasteleiros e padeiros fazerem todo tipo de massas, de cremes e de recheios.
Nessa altura, avançou, a sua empresa tem um conjunto de cerca de 600 referências de produtos diferentes como vários tipos de sabores como gelatinas para satisfazer todas necessidades do mercado de pastelaria e padaria.
“Produzimos também mousse de chocolates, bolos, começamos a fazer todo tipo de gelatina, leite cremes, pudins e outros”, informou o empresário, explicando que a capacidade técnica de produção industrial, exceptuando a de chocolates, chega a sete mil toneladas por ano.
Quanto à procura e à aceitação dos produtos da fábrica no mercado angolano, disse que é boa e que provavelmente todos já terão comido um produto de uma pastelaria como croissant, pão feito com produtos da Biagio.
Por outro lado, disse que, além do chocolate que é um produto novo, também que já exportaram toda sua linha de produtos para o Congo Democrático, Guiné Bissau e Cabo Verde.