Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola advoga relançamento comercial com Moçambique

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 03 Julho de 2024 | 13h59
Representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas e de outras Organizações Internacionais em Genebra, Margarida Izata
Representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas e de outras Organizações Internacionais em Genebra, Margarida Izata
DR

Luanda – A representante permanente de Angola junto das Nações Unidas e de outras Organizações Internacionais em Genebra (Suíça), Margarida Izata, reiterou o interesse do Governo angolano por uma nova relação comercial entre os dois países, nos próximos anos.

A diplomata manifestou esta posição durante a sessão do órgão de Revisão da Política Comercial (RPC), dedicada à quarta revisão da política comercial de Moçambique, que decorre na sede da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, entre 1 e 3 de Julho.

Segundo Margarida Izata, apesar de serem membros activos da União Africana (UA), da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), da nova Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da OMC, desde 1995 e 1996, respectivamente, Moçambique e Angola são, infelizmente, parceiros comerciais muito modestos.

De acordo com a diplomata, as estatísticas consolidadas disponíveis da UN-COMTRADE, durante 2022, indicam que Angola exportou para Moçambique apenas  2,05 milhões de dólares americanos e importou deste mercadorias no valor de USD 7,93 milhões.

“Estes são números irrisórios, pelo que uma nova relação comercial deve ser forjada nos próximos anos”, declarou.

Por outro dado, a embaixadora disse igualmente na sessão que o seu país concorda com Moçambique quanto aos princípios de tomada de decisão da OMC por consenso e ao alargamento do espaço para os países em desenvolvimento.

As declarações de Margarida Izata constam de um comunicado de imprensa da Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas e de outras Organizações Internacionais, em Genebra, a que a ANGOP teve acesso, esta quarta-feira.

A sessão do órgão de Revisão da Política Comercial (RPC) da OMC dedicada a Angola ocorreu, em Março último, tendo o país sido representado por uma delegação chefiada pelo ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira.

Angola e Moçambique têm laços históricos de irmandade, amizade, fraternidade e de solidariedade, forjados na luta contra o colonialismo português, que culminou com a independência dos dois Estados, a 11 de Novembro de 1975 e 25 de Junho de 1975, respectivamente.

O reforço da cooperação bilateral foi analisado, em finais de Maio, em Luanda, durante uma audiência concedida pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, à embaixadora de Moçambique em Angola, Osvalda Joana.

Nessa ocasião ambos exprimiram a pretensão de que as relações bilaterais e de investimentos cresçam, principalmente nos campos do comércio, da formação agrícola, pescas, energia e petróleos. ADR/IZ





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+