Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Segunda edição da pesca desportiva quadruplica número de participantes

     Desporto              
  • Cuando Cubango • Segunda, 03 Junho de 2024 | 12h11
Concorrentes da primeira edição de pesca desportiva no Dirico
Concorrentes da primeira edição de pesca desportiva no Dirico
Júlio Vilinga

Menongue – A segunda edição de pesca desportiva, a decorrer entre os dias 7 e 9 de Junho, no rio Cuito, município do Dirico, província do Cuando Cubango, vai contar com a participação de 50 atletas, mais 39 em comparação com a edição anterior.

Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, o director do Pólo de Desenvolvimento da Bacia Turística do Okavango, João Baptista Gime Sebastião, destacou a inscrição e confirmação de 15 equipas da Namíbia, uma do reino Essuatini e três equipas da província do Huambo.

Esclareceu que foi montada uma rampa para facilitar o acesso dos barcos ao rio. Em cada embarcação, estarão no mínimo dois atletas com todas as condições de segurança exigidas.

Os competidores far-se-ão à água às seis horas da manhã e o tempo limite de regresso será às 16 horas.

O director explicou que os peixes capturados e exigidos para a competição são a Tilápia, vulgarmente conhecida por Cacuso, e o Tigre (bagre), cujos critérios de classificação passam pela quantidade de captura, pesagem e tamanho.

Acrescentou que todo processo deve ocorrer num período muito curto, para preservar a vida do peixe e imediatamente devolvê-lo para o seu habitat, para manter a continuidade das espécies e a preservação da biodiversidade.

Assegurou que as questões migratórias para as equipas estrangeiras estão salvaguardadas, com a entrada prevista pelo posto fronteiriço do Calai e dali todos os participantes, guiados pelos anfitriões, seguirão viagem para o município do Dirico, palco da competição.

Questionado sobre os valores envolvidos para a realização da prova e o prémio para os vencedores, afirmou que o principal objectivo é continuar a apresentar as zonas turísticas e paisagísticas da região, de forma a atrair investidores nacionais e estrangeiros para o seu aproveitamento e consequente desenvolvimento da região.

Ainda assim, avançou que, para a confirmação e inscrição na prova, cada equipa fez uma comparticipação simbólica no valor de 15 mil kwanzas.

Para além dos atletas e equipa de jurados, a actividade será igualmente prestigiada, segundo João Baptista Sebastião Gime, por entidades políticas e empresariais, que terão a oportunidade de aferir as potencialidades existentes para a exploração e o desenvolvimento do turismo na região.

Para além do rio Cuito, os turistas, concorrentes de pesca e potenciais investidores terão contacto com animais como  elefantes, girafas, leões, búfalos, hienas, entre outros, em todo o corredor dos parques nacionais Luengue/Luiana, parte integrante da região angolana do Okaango. MSM/FF/PLB

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+