Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

FC Maquis do Moxico celebra 40 anos

     Desporto              
  • Moxico • Quinta, 27 Julho de 2023 | 17h16
11 dos Bravos do Maquis (ilustração)
11 dos Bravos do Maquis (ilustração)
Laite Tito/ANGOP

Luena – O FC Bravos do Maquis celebra hoje, quinta-feira, 40 anos de existência, com o contínuo “sonho" de se tornar num dos “grandes” emblemas do principal Campeonato Nacional de Futebol.

A equipa do Moxico foi criada, na cidade do Luena, a 27 de Julho de 1983, através da realização de uma Assembleia do clube, que elegeu a primeira direcção da agremiação, constituída, na altura, por Manuel Vieira Alberto (Presidente), António Isaac Mana (Vice-Presidente) e Pinto Augusto Kuzo (Secretário Geral).

A iniciativa da criação do clube, segundo fontes documentais, foi do ex-chefe de Departamento da Administração e Finanças da Delegação Provincial dos Antigos Combatentes do Moxico, coronel na reserva, Guilherme António dos Santos Muatchigueji.

Este oficial defendia a ideia da criação do clube, a partir da guerrilha, onde participava na Luta de Libertação Nacional de Angola, para dignificar a memória de todos os combatentes tombados por causa da defesa do país.

A partir deste ano a equipa começou a participar em competições provinciais, até atingir o campeonato de apuramento à primeira divisão, com a denominação de FC Onze Bravos dos Maquis, tendo subido, pela primeira vez, ao principal escalão do Futebol Nacional em 1998.

Em declarações à ANGOP sobre os propósitos do grémio, o presidente do emblema do Moxico, Augusto Quitadica "Docas”, afirmou que, apesar da dimensão nacional que ostenta, deve continuar a trabalhar para garantir a estabilidade e a coesão necessária e configurar-se entre os melhores do país, para depois pensar em caminhos internacionais.

O responsável, sem avançar a quantia, considerou estável o orçamento anual que beneficia da sua patrocinadora, a empresa diamantífera SODIAM, verbas que têm suportado as despesas da agremiação.

Ainda assim, continuou, o clube precisa de mais apoios para sustentar o seu projecto de tornar-se, a médio e longo prazo, num dos melhores do país e do continente.

Sobre o projecto de angariação de sócios para o clube das “chanas do leste”, Docas disse que actualmente conta com mais de seis mil subscritores, entretanto, a maioria não honra com o pagamento de quotas.  

Apontou a aposta na camada de formação, em curso, como uma das vias de tornar o clube auto-sustentável, por via do mercado de transferências de jogadores.

Actualmente, segundo o responsável, 13 atletas da camada de formação integram a equipa principal de futebol, resultado da aposta na “carteira”.

Ampliação do Mundunduleno nos planos do clube

Para concretizar a almejada grandeza, o presidente afirmou a aposta na ampliação do estádio Mundunduleno, passando de quatro para oito mil espectadores.

O clube, continuou, gizou um plano, com vista a encontrar um patrocinador para a requalificação do imóvel.

O Maquis se propôs terminar o Girabola no pódio depois de em 2022/23 ter terminou na sexta posição da tabela classificativa, com 39 pontos, numa prova ganha pelo Petro de Luanda com 69 pts.

Para além do futebol, a agremiação do Moxico conta com outras modalidades, destacando-se o Andebol, Judo, karaté Do, Basquetebol, Atletismo e Xadrez. AP/TC/MS

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+