Malanje- A Associação Provincial de Judo pretende melhorar a sua posição no ranking nacional, rumo a ascenção das posições cimeiras da modalidade e consequentemente fornecer atletas para a Selecção de Angola.
Essa intenção passa por trabalhar afincadamente nos escalões de formação e lançar gradualmente jovens em competiçoes nacionais, sublinhou hoje à ANGOP, o vice-presidente da agremiação, Jacqueline Meia.
De acordo com o responsável, Malanje é a quarta potência do judo no país, mas tem apenas dois atletas que militam na Selecção Nacional nas categorias de cadete e júnior em ambos sexos, quadro que urge inverter com trabalho e apoios do governo, empresários, clubes e escolas.
“Não nos sentimos acomodados com essa posição”, frisou, acrescentando que para tal, pretende-se transformar as escolas em Clubes, para fomentar a prática da modalidade na província e resgatar a representatividade que já deteve a nível africano.
Por outro lado, Jacqueline Meia fez saber que a Associação está a negociar com o Centro de Treinamento do Basto, em Brasil, para a construção de uma unidade do género em Malanje, um projecto que carece de apoios do governo.
Inicialmente, disse tratava-se do primeiro Centro de Treinamento de Judo de África, que seria construído em Malanje, mas que perdeu para o Moçambique, que veio a desenvolver o projecto, mas esforços prosseguem no sentido de se construir o segundo nesta cidade, no quadro do plano de acção para o mandato 2024/2028, iniciado em Maio último.
Apontou a expansão do judo pelos municípios como outra aposta para o quadriénio 2024/28, uma vez que conta-se apenas com dois Núcleos em Cacuso e um em Calandula.
Já a nível da província, a Associação controla 15 escolas e clubes de judo, mas decorre um processo de transformação de todas escolas em Clubes, com vista a permitir os atletas a participar em competições oficiais.
O judo é uma arte marcial japonesa, praticada como desporto de combate, fundada 1882, com objectivos de fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. NC/PBC