Luanda - O 86° Congresso da Associação Internacional de Imprensa Desportiva (AIPS), que decorreu em Barcelona, Espanha, prestou tributo póstumo a todos os jornalistas que, em vida, souberam dar o melhor de si para o engrandecimento da informação do sector nos respectivos países.
Entre os homenageados, no evento realizado de 27 de Abril a 2 deste mês, destacam-se os jornalistas angolanos António Muachilela e Amândio Clemente, duas figuras que inscreveram os seus nomes nos anais da comunicação desportiva nacional.
Após o minuto de silêncio, os jornalistas partilharam técnicas de que cada um se deve servir durante a cobertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a fim de que os principais ângulos de abordagem sejam valorizados.
Também houve um momento em que a Associação de Imprensa Desportiva de Angola (AIDA), representada pela jornalista Mírian Jai, vice-presidente para administração e finanças, deu a conhecer a história da participação angolana em Jogos Olímpicos e Paralímpicos, tendo se destacado as prestações históricas de José Armando Sayovo.
Este Congresso da Associação Internacional de Imprensa Desportiva juntou jornalistas de 100 países, sendo 14 africanos e três lusófonos, incluindo Angola.
O evento começou no dia 27 de Abril e terminou em 2 de Maio. VAB