Luanda - O angolano Alexandre Próspero venceu, esta quarta-feira, o zambiano Joseph Handiya, em jogo da 5ª jornada, mantendo-se invicto no Campeonato Africano de xadrez, na categoria de Sub-18, em masculinos.
Líder com 5 pontos, o especialista nacional é secundado pelo atleta que derrotou, com menos um pt, em prova que decorre em Lusaka (Zâmbia)..
Quinta-feira, para 6ª jornada, Próspero defronta no primeiro tabuleiro, de peças negras, Yakolev Saveliy, da Tanzânia.
Ainda hoje (quarta-feira), em Sub-16, para a 5ª jornada, em masculinos, Jaime Sonhy derrotou o Ali Lin, da África do Sul, e mantém-se no 3º posto, com 4 pontos.
Na próxima jornada (6ª), Sonhy mede forças com o Mestre Fide (MF) Kevin George, da África do Sul, líder da categoria, com 4,5 pontos.
Em feminino (sub-16), Jemima Paulo ascendeu para a 2ª posição, com 4 pontos, mercê da vitória diante de Priyasha Shriyan, do Malawi.
A jogadora da Escola Ditrov defronta, na 6ª ronda, Alaa Saeed, do Egipto.
Angola participa no evento em quatro categorias, designadamente, em sub-18, 16, 14 e 12, na prova que se disputa no sistema suíço e que termina domingo.
Este evento confere normas e títulos de mestres aos jovens de tenra idade. Em 2017, no Zimbabwe, Angola obteve o título de mestre Fide, por Ednásia Júnior