Uíge - A vice-governadora do Uíge para os serviços Técnicos e Infra-estruturas, Helena da Cruz Vieira Dias Pereira, defendeu a adopção de medidas preventivas urgentes, mitigação de riscos e a implementação de acções de respostas imediatas para travar o impacto das alterações climáticas.
Helena da Cruz Vieira lançou esse desafio na Iª Conferência Provincial sobre a Mitigação de Impactos Ambientais realizada esta quarta-feira, em alusão ao Dia Mundial do Ambiente, sob lema "Juntos pela Restauração, Angola na Vanguarda da Conservação".
Para a responsável, o governo do Uige tem vindo a desenvolver vários projectos ambientais, que correspondem a nova consciência global, com o objectivo não só de renovar ou utilizar correctamente os recursos naturais disponíveis, como também assegurar a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Ao nível da província, a vice-governadora destacou a elevação da Serra do Pingano para uma área de conservação nacional e incentivou a arborização de todas as sedes e vilas dos municípios, a criação e manutenção dos espaços verdes, bem como também a plantação de bambus, para estancamento de ravinas, como medidas urgentes a serem implementadas nos próximos anos.
De acordo com dados avançados, o governo provincial prevê plantar cerca de 26 mil árvores de diferentes espécies, na qual é necessário contar com a participação de todos, desde alunos de escolas públicas e privadas dos dos 16 municípios.
Por sua vez, director em exercício do Gabinete Provincial do Ambiente, David Mvevontima, recordou que o dia 05 de junho é celebrado mundialmente como o dia de ambiente instituído em 1972, tendo como finalidade despertar a população sobre a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente.
Já o coordenador da Comissão de Gestão do ISCED - Uige, Agostinho Adriano Manuel da Silva, disse que esta parceria criada com o Ambiente vai reavivar as forças e acções para a sustentabilidade climática que se quer e se espera. JAR