Saurimo – Cinquenta mudas da espécie acácias rubras foram plantadas, esta segunda-feira, em Saurimo (Lunda-Sul), por estudantes, membros do Governo e jovens de diversas organizações sociais, com vista à proporcionar um ambiente saudável à população e proteger o ecossistema.
Durante o acto, que marcou a abertura da jornada alusiva ao Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho), os participantes realizaram também campanhas de limpeza e de recolha de sucatas na urbe.
Em declarações à ANGOP, a directora do Gabinete Provincial do Ambiente, Cidália Pires, destacou a importância da plantação de árvores para a protecção dos solos, combate às ravinas, à seca e ao aquecimento global.
Informou que para assinalar a efeméride prevê-se também a realização de um workshop sobre a educação ambiental, que irá reunir académicos e especialistas ligados ao ambiente.
O Dia Mundial do Ambiente foi criado em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objectivo de consciencializar as populações sobre a importância de preservar os recursos naturais, criar uma postura crítica e activa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta.JW/MCN