Cazenga – A administração do Cazenga iniciou, nesta quinta-feira, distrito do Cazenga Popular, em Luanda, a plantação de 80 árvores para o controlo dos lençóis freáticos nas zonas adjacentes as bacias de retenção.
As plantas são das espécies acácia, pinheiro, cedro, grevilha e eucalipto, que são resistentes à seca e embora não produzam frutos, ajudam na diminuição do pântano.
De acordo com a técnica da área do ambiente distrital, Marcela da Conceição, os bairros do Tunga Ngô e Fortuna possuem lençóis freáticos que acumulam grande quantidade de água.
Acrescentou que a campanha de plantação vai na segunda fase, na primeira foram 40 árvores junto a bacia da Fortuna que estão a ser acompanhadas, esclarecendo que as mudas foram fornecidas pela empresa que efectuou a requalificação da bacia do Tunga Ngô.
A bacia de retenção de águas pluviais do Tunga Ngô beneficiou de requalificação em Maio de 2023, num processo realizado durante seis meses, e incidiu na colocação de manilhas que interligam com a vala de drenagem da Comissão do Tala Hadi para acautelar inundações na época chuvosa.
Cazenga, um dos nove municípios da província de Luanda, está constituído pelos distritos urbanos do Tala-Hadi, do Cazenga, do Calawenda, do Kima-Kieza, do Hoji-Ya-Henda e do 11 de Novembro.
Tem uma área territorial de 41,2 quilómetros quadrados e uma população estimada em dois milhões de habitantes e conta com 118 escolas públicas e precisa de pelo menos mais 70 novas escolas para permitir a inserção de mais crianças que se encontram fora do sistema de ensino.PLA/ACS/PA