Quipungo - Noventa e duas mil 243 toneladas de cereais, nomeadamente milho, massango e massambala foram colhidas por camponeses do município do Quipungo, província da Huíla, na primeira fase da campanha agrícola, que terminou em Maio.
Segundo o director municipal da agricultura, Jardel da Fonseca, os resultados da primeira fase são “satisfatórios”, uma vez que foi feita a colheita de 42 mil toneladas de milho, 34 mil de massango, cinco mil 436 de massambala, três mil de feijão, quatro mil 628 de hortaliças e dois mil 300 de cucurbitáceas.
Ressaltou que a previsão inicial da colheita de feijão, por exemplo, era de quatro mil 800 toneladas, mas devido à irregularidade das chuvas, sobretudo em Fevereiro, só foi possível obter três mil.
O director municipal da agricultura afirmou que, para a segunda fase da campanha, a arrancar em Setembro, a aposta vai ser a produção de milho, uma vez o preço estar mais valorizado no mercado.
O município de Quipungo faz parte do chamado “Triângulo do Milho”, dista 120 quilómetros a Leste do Lubango e assume-se como um dos maiores produtores de cereais na Huíla. MS